sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Encontro de Formação Continuada de Orientadores Educacionais

Os Orientadores Educacionais das 13 Diretorias Regionais de Ensino participarão do Encontro de Formação Continuada, nos dias 23 e 24 de agosto de 2011, promovida pela Coordenadoria de Gestão Educacional/Secretaria Estadual de Educação do TO. Vários temas serão trabalhados: Bullying, Orientação e Currículo, Planejamento, contação de histórias para formação de valores, etc. Esses Orientadores das Regionais, serão multiplicadores de Formação Continuada para os demais Orientadores lotados nas Unidades Escolares.
O objetivo maior do encontro é que esses profissionais aprimorem sua prática e adquiram novos conhecimentos.

                                             " O Orientador Educacional é o profissional que se preocupa com a formação   de cada estudante".

Equipe de Orientadores Educacionais da SEDUC/TO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fenômeno Bullyng- Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz





Bullyng! Certamente todos nós já ouvimos falar, já lemos algo a respeito ou quem sabe já presenciamos uma cena de bullyng ou mesmo quem sabe já fomos vitimizados . Mas o que é de fato o bullyng? Quais os tipos de bulling?Qual a conseqüência que ele pode gerar na vitima e no agressor? O que está por trás desse ato tão danoso?
Sabemos que a vitima e o agressor estão envolvidos diretamente ao bulling. Mas quem são eles? E o telespectador? como fica diante deste cenário? Seria ele um praticante de bulling? Como saber se o seu filho está sendo vitima de bulling?

Qual o real papel da escola e dos pais diante deste tão temido vilão?

Respostas a estes e outros questionamentos você encontrará no material elaborado pela Orientadora Educacional da Seduc Ismeni Lima de Moura. Vale a pena conferir. Clique (FENÔMENO BULLYNG),  e na pagina  "FORMAÇÃO"
“Nós Orientadores Educacionais temos a responsabilidade de buscar o máximo de informações possíveis a respeito desta temática, que tem sido alvo de muita preocupação no meio educacional e familiar, para que dentro da nossa especificidade possamos contribuir de forma significativa no desenvolvimento de uma pratica pedagógica essencialmente humana no cenário escolar, uma pratica que visualize o ser em permanente formação, como pessoa na sua complexidade e totalidade, não só no seu aspecto intelectual. Uma vez que na atual sociedade é urgente a atuação de cidadãos capazes de operar mudanças em si mesmo, de reinterpretar a realidade de forma crítica e intervir de forma responsável, madura e humana no meio social no qual está inserido.”



Um beijo no Coração

Professora Ismeni