sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

REFLEXÃO DE FIM DE ANO

  

Por Ismeni Lima de Moura
Orientadora Educacional


Estamos chegando ao final de mais um ciclo e recomeçando um novo. É interessante notar como as pessoas ficam mais reflexivas a respeito de suas vidas em finais de ano, refletem sobre o que foi feito durante o ano, as metas atingidas e não atingidas, os sonhos conquistados e não conquistados, os sentimentos vivenciados: amor, ódio, perdão, mágoa, verdade, mentira, solidariedade, egoísmo, solidão, amizade, enfim, todas as emoções sentidas, expressadas e muitas vezes reprimidas, que individualizam o ano de pessoa pra pessoa. Certamente para muitos o ano de 2011, será inesquecível, pois filhos vieram ao mundo, casamentos foram realizados, bens foram adquiridos, sonhos alcançados. Mas 2011 será lembrado com pesar, para aqueles que perderam seus entes queridos, que tiveram grandes perdas materiais, emocionais, físicas, experiências de decepções e frustrações.
E nada mais oportuno do que refletir sobre tudo isto nesta época do ano, pois natal significa vida, nascimento; quando uma mulher está grávida ela faz pré- natal, onde anuncia a vinda de uma nova vida ao mundo. Aproveitando o clima de reflexão, e na certeza de que tudo quanto fazemos são sementes que germinarão posteriormente, torço para que você abra seu coração para este nascimento, que Jesus e tudo o que Ele representa: amor, paz, perdão, misericórdia, longaminidade, santidade, integridade, verdade, harmonia, renúncia, restauração, possa de fato nascer na sua vida, na sua família, no seu casamento, no seu trabalho.
Que ao comemorar o natal, que é o nascimento de Jesus, tudo possa ser feito pensando no aniversariante, Jesus Cristo, portanto que a comida e a bebida a ser oferecida, possam agradá-lo que as músicas a serem tocadas possam ser agradáveis ao seu ouvido, que as palavras a serem faladas possam expressar o seu amor, e que o clima espiritual revele a sua presença.
Neste final de ano agradeçamos a Jesus o grande aniversariante, aquele que impactou o mundo e a historia com seu amor, por tudo que ele nos proporcionou, até a permissão de passarmos por momentos difíceis, na certeza de que bem geridos nos tornam pessoas melhores, e na certeza ainda que ele sempre estará lado a lado em toda e em qualquer situação daquele que o desejar verdadeiramente.
A Bíblia sagrada fala que o aniversariante Jesus Cristo, está à porta de cada coração a bater, e ele entrará e ceará com aquele que abrir. Portas de muitas casas têm sido fechadas para ele, e podemos notar com muita clareza a falta que Ele faz todos os dias nos noticiários, no nosso bairro, na nossa rua; que esta falta não possa ser notada e sentida na nossa vida e na nossa família. Fechemos as portas de nossas vidas e de nossas casas para tudo aquilo que não nos edifica e que entristece Jesus, que a porta de nossos corações e de nossas casas esteja sempre aberta para Ele, que Jesus possa se sentir acolhido e feliz com o que presenciar em nossos corações, em nossas vidas e em nossos lares, que nada o incomode e o constranja.
O Ano Novo se aproxima e com ele muitas expectativa de uma vida nova,
no entanto vivemos um paradoxo, desejamos coisas novas, fazendo sempre as mesmas coisas, queremos que os nossos filhos mudem, mas não mudamos nossa forma de educar; queremos amor, mas não sabemos amar; queremos compreensão, mas não compreendemos; queremos uma vida tranqüila e calma, mas muitas vezes por pouca coisa tumultuamos o ambiente em que vivemos através de palavras e atitudes. Jesus disse: “Tudo aquilo que plantares certamente ceifarás.” Se queremos realmente um ano novo em 2012, o primeiro renovo, deve ser gerado dentro de nós.
Que os frutos do Espírito Santo: Amor, Paz, Alegria, Bondade, Mansidão, Temperança, Fidedignidade, Domínio Próprio, sejam os primeiros ingredientes a abastecer a nossa dispensa espiritual em 2012.
Lembremos: se temos o Espírito Santo conosco é natural que manifestemos seus frutos, na nossa vida pessoal e na vida daqueles que nos cercam, pois o mestre Jesus disse que seria pelos frutos que conheceríamos a árvore; que possamos refletir na árvore que somos e na árvore que desejamos ser.
Que 2012 somando à rica experiência de 2011 possa nos levar a novas atitudes e consequentemente a novas experiências, para que de fato 2012 seja um ano novo em nossas vidas.

Um Grande Beijo no Coração!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia 04 de Dezembro dia do Orientador Educacional!

Por Ismeni Lima de Moura

A palavra orientar nos remete uma conotação de dirigir, guiar, encaminhar, nortear, palavras estas que confronta com uma sociedade que muitas vezes parece não saber o caminho a ser percorrido, onde o bem e mal até então palavras antagônicas se tornam confusas diante de pessoas confusas em relação às próprias vidas.
Nunca foi tão urgente a necessidade de direção e de reencontro; falo do reencontro consigo mesmo! De saber de fato o que é importante, o que vale a pena; saber diferenciar o que faz parte da essência individual, de valores que são enfiados “goela abaixo” e são engolidos como parte da comida pessoal, mas que na verdade não é o mais apreciado no cardápio.
Ser diferente até então sinônimo de exclusividade, ou até mesmo de originalidade, hoje está fora daquilo que a sociedade padroniza como aceito e apreciável, as pessoas tem se tornado muitas parecidas; em relação às roupas que usam, o carro que anda, os moveis das suas casas, o corte de cabelo, e o que é pior em relação ao caráter e a personalidade, pois ser correto pode se tornar sinônimo de ingenuidade e ninguém que ser taxado de ingênuo.
Diante desta crise existencial que vive a sociedade, vejo o ORIENTADOR EDUCACIONAL como um dos mais importantes profissionais, pois uma vez que este profissional exteriorize sua função nas vidas daqueles que necessitam de reencontro pessoal, certamente será uma importantíssima mola na grande engrenagem da vida daqueles que tem sede de direção na sua mais pura expressão.
A educação na sua totalidade é muito mais do que aprender números e regras gramaticais, pois como diz Rubéns Alves, “sem a educação da sensibilidade, todas as habilidades são tolas e sem sentido”, Rubéns Alves diz ainda que o conhecimento nos dão meio para viver e a sabedoria nos dá razões para viver.E é exatamente disto que precisamos razão, norte, metas, intencionalidade, direcionamento, pois quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve.
É indispensável que haja no cenário educacional um importante espaço para que se discuta sobre vida na sua proposta curricular, e o Orientador tem um peso e uma importância muito grande neste processo de humanização. Pois não podemos dizer que há educação sem humanização, só mediante um currículo verdadeiramente humanizado que proporcionaremos condições para que se forme uma sociedade de fato humanizada. Uma sociedade humanizada é formada de pessoas que tenha uma relação de amor e de respeito consigo mesmo.
Mediante o exposto parabenizo a todos os Orientadores pela linda e importante escolha que um dia fizeram em ser Orientador Educacional, que a sua vida seja sempre como um farol para aqueles que buscam luz e direção, que Jesus o nosso mais perfeito orientador esteja a cada dia nos ensinando a ser como ele mesmo disse o sal da terra, ou seja, que tenhamos sabor, tempero, nos tornando essências na vida um dos outros, e que sejamos luz que não deve ficar escondida, mas no lugar certo no velador, para que todos que estejam no ambiente sejam beneficiados pela vida que dela emana.
PARABÉNS PELO DIA DO ORIENTADOR! Mas principalmente por permitir ser um instrumento de paz e amor na vida de todos que são beneficiados pelo seu trabalho e pela pessoa que você é. Na certeza de que uma vez que as pessoas que nos cercam sejam amadas e respeitadas, saberão amar e respeitar, sendo a nossa sociedade a grande beneficiada e assim contribuiremos de maneira efetiva para a formação de uma sociedade de fato mais fraterna.

Ismeni Lima de Moura
Orientadora Educacional – SEDUC;