REFLEXÃO DE FIM DE ANO
Por Ismeni Lima de Moura
Estamos chegando ao final de mais um ciclo e recomeçando um novo. É interessante notar como as pessoas ficam mais reflexivas a respeito de suas vidas em finais de ano, refletem sobre o que foi feito durante o ano, as metas atingidas e não atingidas, os sonhos conquistados e não conquistados, os sentimentos vivenciados: amor, ódio, perdão, mágoa, verdade, mentira, solidariedade, egoísmo, solidão, amizade, enfim, todas as emoções sentidas, expressadas e muitas vezes reprimidas, que individualizam o ano de pessoa pra pessoa. Certamente para muitos o ano de 2011, será inesquecível, pois filhos vieram ao mundo, casamentos foram realizados, bens foram adquiridos, sonhos alcançados. Mas 2011 será lembrado com pesar, para aqueles que perderam seus entes queridos, que tiveram grandes perdas materiais, emocionais, físicas, experiências de decepções e frustrações.
E nada mais oportuno do que refletir sobre tudo isto nesta época do ano, pois natal significa vida, nascimento; quando uma mulher está grávida ela faz pré- natal, onde anuncia a vinda de uma nova vida ao mundo. Aproveitando o clima de reflexão, e na certeza de que tudo quanto fazemos são sementes que germinarão posteriormente, torço para que você abra seu coração para este nascimento, que Jesus e tudo o que Ele representa: amor, paz, perdão, misericórdia, longaminidade, santidade, integridade, verdade, harmonia, renúncia, restauração, possa de fato nascer na sua vida, na sua família, no seu casamento, no seu trabalho.
E nada mais oportuno do que refletir sobre tudo isto nesta época do ano, pois natal significa vida, nascimento; quando uma mulher está grávida ela faz pré- natal, onde anuncia a vinda de uma nova vida ao mundo. Aproveitando o clima de reflexão, e na certeza de que tudo quanto fazemos são sementes que germinarão posteriormente, torço para que você abra seu coração para este nascimento, que Jesus e tudo o que Ele representa: amor, paz, perdão, misericórdia, longaminidade, santidade, integridade, verdade, harmonia, renúncia, restauração, possa de fato nascer na sua vida, na sua família, no seu casamento, no seu trabalho.
Que ao comemorar o natal, que é o nascimento de Jesus, tudo possa ser feito pensando no aniversariante, Jesus Cristo, portanto que a comida e a bebida a ser oferecida, possam agradá-lo que as músicas a serem tocadas possam ser agradáveis ao seu ouvido, que as palavras a serem faladas possam expressar o seu amor, e que o clima espiritual revele a sua presença.
Neste final de ano agradeçamos a Jesus o grande aniversariante, aquele que impactou o mundo e a historia com seu amor, por tudo que ele nos proporcionou, até a permissão de passarmos por momentos difíceis, na certeza de que bem geridos nos tornam pessoas melhores, e na certeza ainda que ele sempre estará lado a lado em toda e em qualquer situação daquele que o desejar verdadeiramente.
A Bíblia sagrada fala que o aniversariante Jesus Cristo, está à porta de cada coração a bater, e ele entrará e ceará com aquele que abrir. Portas de muitas casas têm sido fechadas para ele, e podemos notar com muita clareza a falta que Ele faz todos os dias nos noticiários, no nosso bairro, na nossa rua; que esta falta não possa ser notada e sentida na nossa vida e na nossa família. Fechemos as portas de nossas vidas e de nossas casas para tudo aquilo que não nos edifica e que entristece Jesus, que a porta de nossos corações e de nossas casas esteja sempre aberta para Ele, que Jesus possa se sentir acolhido e feliz com o que presenciar em nossos corações, em nossas vidas e em nossos lares, que nada o incomode e o constranja.
O Ano Novo se aproxima e com ele muitas expectativa de uma vida nova, no entanto vivemos um paradoxo, desejamos coisas novas, fazendo sempre as mesmas coisas, queremos que os nossos filhos mudem, mas não mudamos nossa forma de educar; queremos amor, mas não sabemos amar; queremos compreensão, mas não compreendemos; queremos uma vida tranqüila e calma, mas muitas vezes por pouca coisa tumultuamos o ambiente em que vivemos através de palavras e atitudes. Jesus disse: “Tudo aquilo que plantares certamente ceifarás.” Se queremos realmente um ano novo em 2012, o primeiro renovo, deve ser gerado dentro de nós.
Que os frutos do Espírito Santo: Amor, Paz, Alegria, Bondade, Mansidão, Temperança, Fidedignidade, Domínio Próprio, sejam os primeiros ingredientes a abastecer a nossa dispensa espiritual em 2012.
Lembremos: se temos o Espírito Santo conosco é natural que manifestemos seus frutos, na nossa vida pessoal e na vida daqueles que nos cercam, pois o mestre Jesus disse que seria pelos frutos que conheceríamos a árvore; que possamos refletir na árvore que somos e na árvore que desejamos ser.
Que 2012 somando à rica experiência de 2011 possa nos levar a novas atitudes e consequentemente a novas experiências, para que de fato 2012 seja um ano novo em nossas vidas.
Um Grande Beijo no Coração!
ORIENTAR CAMINHAR e REORIENTAR
por Ismeni Lima
Meditando na palavra orientar, percebi que há uma estreita relação com caminhar, uma vez que estamos o tempo todo caminhando, todos estamos em algum ponto, em alguma posição da vida, ou seja, em algum caminho. O caminho além de nos conduzir á algum lugar, ainda denuncia o estilo e o ritmo do andarilho, diferenciando- o dos demais protagonistas envolvidos nesta gigantesca “engrenagem” da vida, uma vez que o estilo e o ritmo de cada um de nós revelam a orientação que conduz o nosso ser no mundo.
O tempo todos fazemos escolhas, decidimos sobre o que falar como agir, como se postar , como devemos nos relacionar. Fazemos coisas que não poderiam ser feita por mais ninguém, uma vez que temos o nosso lugar no mundo; neste sentido falamos de propósito.
Desde o romper do dia até o por do sol, escolhemos, decidimos, agimos, vivemos situações semelhantes e tomamos atitudes diferenciadas. Cada um tem um olhar distinto diante das mesmas situações: uns agradece, outros murmuram e reclamam, uns se ressentem outros perdoam, uns se calam, outros gritam, uns choram outros reprimem, uns doam outros retém, são elas, as escolhas que retratam como cada um orienta a sua própria vida e a vida daqueles que lhe cercam; porque nossas atitudes também orientam aqueles que vêem em nós algum tipo de autoridade e influência. Ao Refletir sobre o ponto da vida em que nos encontramos, conheceremos o nível de qualidade que orienta o nosso caminhar.
Todos temos algo que queremos alcançar, mas nem sempre estamos dispostos a mudar a rota, rever o caminho, rever o andar, reorientar, e muitas vezes nos depararemos sempre no mesmo lugar sempre na mesma posição. Penso que tão importante quanto orientar é estar disposto a reorientar, não os outros, mas a nós mesmos e aproveitar ao máximo a caminhada aprendendo e nos enriquecendo com todas as emoções vividas, sejam elas tristes, dolorosas, felizes e alegres.
Saber aonde se quer chegar torna o caminho sedutor e instigante que por se mesmo nos motivará a não desistir no meio da caminhada. Caminhar sem saber aonde se quer chegar, torna a vida desprovida de sentido, muitos vivem confusos no seu próprio eu, e desconhecendo a se mesmo não encontra o caminho, não havendo lugar a chegar, só resta enveredar no caos do desconhecido, e nada mais triste quando um ser humano não conhece o seu próprio ser, pois todas as suas escolhas estarão distorcidas, uma vez que não parte de uma realidade concreta e fidedigna.
Todos devemos ter um ideal de vida, uma fonte inspiradora, algo que vale a pena lutar, para que o amanhã se torne melhor do que o ontem.Quando os dias passam, os meses, e até mesmo os anos, e nos sentimos numa roda gigante movendo-nos de um lado para outro mas visualizando a mesma paisagem, precisamos reorientar o nosso andar, este reorientar deve vim acompanhado das seguintes reflexões: O que tenho guardado dentro do meu baú existencial, como está sendo o meu dia? Como está o meu humor? Minha alegria de viver? Meu relacionamento com as pessoas? Como está a qualidade das minhas emoções? O que tenho abrigado dentro de mim? Quem são meus companheiros de viagem? O que levo na minha bagagem? Que tipo de orientador, ou seja, de condutor sou eu? O caminho do qual estou andando está coerente com o lugar aonde desejo chegar? Não podemos esquecer que situações novas acontecem precedendo sentimentos e atitudes novas, pois a força que há dentro de mim é o que move o que está fora.
Desejo que a força que esteja movendo a caminhada seja uma força tão nobre, que evidencie o propósito da existência de cada um, que seja evidenciado o grande valor de ser alguém conhecido e reconhecido como Orientador Educacional.
Parabéns pelo dia do Orientador, parabéns por se permitir ser alguém tão especial nesta grande caminhada da vida.
Um grande abraço da amiga e companheira de caminhada.
Ismeni Lima
Orientadora Educacional/SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário