INFORMÁTICA E CONTEÚDOS ESCOLARES
Por Sueliane Isaac
A Educação hoje passa por um período de incertezas de quase tudo que se buscam respostas, no mundo globalizado com informações rápidas através de novas tecnologias. Daí vem a informática “invadindo” o conhecimento sistematizado da escola, e sendo de fato uma fonte de riqueza para o ensino aprendizagem.
E o maior desafio dos professores é trabalhar os conteúdos de sala de aula através da informática, pois, usa-se muito o termo tecnologia na educação e na verdade pouco se discute como deve ser utilizado esse recurso na escola, principalmente a serviço dos conteúdos.
Introduziram a tecnologia (computadores) nos espaços escolares, mas falta trabalhar a mesma, de forma pedagógica, onde realmente aconteça uma evolução no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem. Explicando melhor, podemos dizer: como se ensina e aprende através da informática, será que os professores estão preparados para utilizar essa ferramenta como fonte de aprendizagem.
Muitos educadores afirmam que os alunos estão mais adiantados que os professores em termos de tecnologia. A preocupação maior é a forma como esses alunos estão utilizando a tecnologia, para que fim, o que estão adquirindo com esse manuseio, estão aprendendo algo que sirva para seu crescimento pessoal, ou apenas por momento de lazer.
É Preciso repensar e buscar metodologias para trabalhar a tecnologia a serviço dos conteúdos escolares. Realizei algumas pesquisas referentes, mas, não encontrei ainda algum autor que me desse alguma resposta.
Não basta a disponibilização dos recursos tecnológicos para estudantes e educadores, mas que é primordial saber como deles fazer um uso proveitoso, alicerçado nos princípios pedagógico inovadores, que visam à tão esperada melhoria da qualidade de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário