Por Ismeni Lima de Moura
Orientador Educacional
Todos sabem que o ato de registrar é primordial para o sucesso de toda e qualquer ação pedagógica, pois é através do registro que se torna possível a sistematização das ações cotidianas, Sem a sistematização, não há diagnostico, não há seqüência, não há acompanhamento e muito menos a visualização e divulgação dos resultados e sem resultados como podemos falar em credibilidade de uma respectiva ação.
No trabalho da Orientação educacional mais importante que registrar é o ato de sistematizar todas as informações pertinente ao trabalho do Orientador, o que viabilizará o direcionamento do seu trabalho ao objetivo que se pretende alcançar. Só mediante a sistematização é que o Orientador poderá acompanhar de fato o desenvolvimento dos alunos durante o bimestre, semestre e anos consecutivos, pois ao terminar um ano e iniciar outro não se deve atuar ignorando o ano anterior e sim dá seqüência a todo o trabalho realizado. O registro e a sistematização deverão possibilitar um levantamento de dados, viabilizando um olhar global e ao mesmo tempo individualizado das ações trabalhadas.
Não podemos esquecer que se tratando da Orientação Educacional o ato de sistematizar está normatizado em lei como uma atribuição do Orientador Educacional. Como podemos observar a seguir:
Art. 8º - São atribuições privativas do orientador educacional:
f- Sistematizar o processo de intercâmbio das informações necessárias ao conhecimento global do educando.
(Regulamentação a lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968, que prove sobre o exercício da profissão de orientação educacional.)
Há várias formas de se tabular os registros e informações da Orientação, uma maneira bem simples que Orientador Educacional pode estar fazendo é a tabulação por série e por turno, por exemplo: 6º ano- matutino - quantas intervenções foram realizadas, e o porquê, houve solicitação? Quantas sessões coletivas foram realizadas, quais foram às temáticas abordadas, qual foi o resultado, quantos alunos foram encaminhados, quem os encaminhou? Quantos foram atendidos, (não se esquecendo de registrar os nomes dos alunos, os motivos dos encaminhamentos e os resultados). Quais os alunos que se fez necessário solicitar a presença dos pais, quanto e quais os pais que visitaram a escola. Quais os alunos que foram advertidos, oralmente por escrito e suspensos e porque foram tomadas estas medidas (registrar as seqüências dos fatos), em fim, todas as ações realizadas naquela turma, o mesmo deverá ser feito em todas as turmas, depois você poderá tabular as outras ações realizadas pela OE, como reuniões, eventos, conselhos de classe, orientação profissional, enfim tudo que o Orientador vem desenvolvendo na escola. Esta tabulação deverá ser feita impreterivelmente todos os finais de ano e ser arquivado em um só documento que poderá ser condensado, assim o orientador terá maiores condições de avaliar o seu trabalho, assim como repassar para a equipe escolar , dados concretos e preciso do seu trabalho, proporcionando uma avaliação coletiva, fator fundamental para o sucesso da escola.
Todos esses levantamentos poderá ser convertido em um levantamento estatístico, em percentuais, por exemplo quantos % de alunos do matutino, vespertino e noturno foram encaminhados, quais foram os motivos, por exemplo quantos % dos alunos encaminhados por indisciplina, pela não realização de tarefas, não uso do uniforme e etc., quantos por % de alunos do sexo masculino foram encaminhados e do sexo feminino e seus respectivos motivos. Enfim os dados deverão ser tabulados respaldados nos critérios de atuação da OE. Estes dados certamente serão um instrumento valioso para escola, no sentido de planejamento e redirecionamento da prática pedagógica, viabilizando ações respaldadas em dados concretos, desta forma o Orientador Educacional estará compartilhando com toda a equipe escolar os resultados do seu trabalho, viabilizando maiores condições para que a mesma compreenda a essência da OE e conseqüentemente o Orientador estará conquistando maior credibilidade, condição indispensável o estabelecimento de parcerias.
Não há necessidade de tabular bimestralmente por série, no entanto, se faz necessário fazer um levantamento das ações realizadas, o que foi feito em quantidades e resultados, podendo ser feita de uma forma geral. Semestralmente se faz importante tabular por série uma vez que o Orientador já apresenta bastantes dados do seu trabalho. É importante ressaltar que durante o ano letivo os dados não sigilosos deverão ser repassados para a equipe pedagógica e professores, contribuindo assim para uma avaliação e uma prática pedagógica voltada para o contexto de vida em que o aluno está inserido, portanto mais justa.
Outro assunto de muita importância para o sucesso do trabalho do Orientador que não podemos deixar de mencionar e que em muitos casos não é dado a merecida atenção por parte de alguns Orientadores se diz respeito a divulgação do trabalho da Orientação Educacional.
E notório a realização de trabalhos e projetos interessantíssimos pela Orientador, que vale a pena serem compartilhados, no entanto os mesmos não divulgados nem mesmo na própria escola em que se atua. Uma fala muito comum entre os Orientadores Educacionais é que se trabalha muito nos bastidores, o trabalho realizado nos bastidores tem os seu valor, no entanto, é muito importante que o Orientador Educacional, divulgue suas ações, isso favorecerá a indispensável formação de parceria com a equipe pedagógica, professores e alunos, assim como uma maior compreensão dos objetivos e fundamentação da OE, sem falar que quando o corpo docente e discente conhece de fato o trabalho do Orientador Educacional, percebe-se uma maior credibilidade e interação uma vez que não nos sentimos atraídos a colaborar com aquilo que desconhecemos.
O Orientador Educacional poderá está divulgando o seu trabalho de várias formas, como por exemplo em murais informativos, onde poderá estar sendo exposto fotos, relatórios e boletins informativos bem como o percentual dos resultados do trabalho. O boletim informativo é uma forma bem interessante de divulgar o trabalho do Orientador, podendo aproveitar o espaço para dicas de estudo e relacionamento intra e inter pessoal, esse boletim deve ser de uma linguagem simples e objetiva, além de um aspecto alegre e colorido, os mesmos deverão ser distribuídos para os professores, representantes de turmas, em reuniões de pais, para o Orientador da DRE e SEDUC-Sede.
Acreditamos que desta forma haverá uma transparência maior das ações da O.E e conseqüentemente um maior envolvimento; é preciso que orientador deixe “marcas” por onde passa, marcas estas traduzidas em ações que reflita credibilidade na educação e confiança em dias melhores para as nossas crianças, jovens e adolescentes, enfim em uma sociedade mais justa e fraterna.
O respeito mutuo é conquistado mediante o estabelecimento de um vinculo de confiança e cumplicidade com o outro. É preciso fortalecer a imagem e leitura do que realmente representa a Orientação Educacional no contexto pedagógico, mediante a ação de um profissional dinâmico e proativo, e que acima de tudo prima e contribui para uma prática de ensino qualitativa portanto, reflexiva, planejada, direcionada sistemática, contínua, coletiva e essencialmente humana.
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