PROJETOS



HUMANIZAR É PRECISO

Elaboração: Ismeni Lima de Moura
Orientadora Educacional


1. INTRODUÇÃO


Vivemos em uma sociedade marcada pela necessidade de conhecimento. O conhecimento tem se tornado sinônimo de oportunidades, inclusão e ascensão. No entanto, já não basta o simples conhecimento técnico. Hoje se busca um conhecimento acompanhado de ousadia, criatividade e empreendedorismo. O bom profissional não é mais aquele que simplesmente conhece o seu ofício, mas que, acima de tudo saiba onde buscar novas informações e soluções capazes de atender satisfatoriamente a necessidade e urgência que a sociedade moderna exige. Para tanto, é preciso pensar em um aprendizado que proporcione ao educando o desenvolvimento de potencialidades como: curiosidade, pro - atividade, resistência à frustração, sensibilidade à estética, enfim, formar cidadãos que sejam capazes de se comunicar satisfatoriamente intra e interpessoalmente, ou seja, indivíduos que conheçam suas potencialidades e limitações, que tenham autonomia para buscar continuamente seu crescimento, bem como repassar este conhecimento de maneira harmônica e convincente aos seus pares. E isso depende muito de atitude, de valores, de formação.
É preciso entender que até pouco tempo atrás, o mercado de trabalho era outro, o modo de produzir era diferente. As exigências eram menores. Era um tempo que bastava reproduzir o que se tinha aprendido, tecnicamente falando, os demais pré-requisitos não eram sequer mencionados. O novo século vai se iniciar, portanto, com enormes pressões e as Instituições de Ensino tem um papel fundamental neste processo de transição em que a sociedade vem atravessando, uma vez que a mesma é responsável pela formação de pessoas. É preciso que aqueles profissionais que trabalham na área do aprendizado e do saber sejam capazes de ir muito mais além do simples repasse de conhecimento, pois esse velho modelo não cabe mais nesta nova sociedade. Para tanto, são necessárias novas formas de trabalhar, que exigem novas habilidades dos professores, enquanto agentes formadores de opinião e de aprendizado.
Hoje é essencial que todos os envolvidos com o processo ensino e aprendizagem tenham oportunidade de potencializar seus conhecimentos, através da utilização de recursos obtidos em estudos, capacitação e desenvolvimento pessoal. Mediante o exposto, a Orientação Educacional da Secretaria Estadual de Educação mediante os Orientadores Educacionais lotados nas Diretorias Regionais de Ensino, propõe realizar um trabalho a ser desenvolvido em parceria entre os Orientadores lotados nas Unidades Escolares e Coordenadores Pedagógicos junto aos Professores de Unidade Escolar.
O presente projeto propõe viabilizar oportunidade de estreitamento nas relações profissionais entre Orientador Educacional e Coordenadores Pedagógicos; proporcionando o autoconhecimento do professor e percepção das suas potencialidades e limitações tendo em vista o aperfeiçoamento e humanização das metodologias didáticas utilizadas pelos mesmos.



2. JUSTIFICATIVA


Primando pela efetividade de um trabalho humanizado, harmônico e coeso entre Orientadores Educacionais, Coordenadores Pedagógicos e Professores com o objetivo de fortalecer e aprimorar as relações intra e interpessoais bem como das ações pedagógicas que visa a formação integral do educando, propõe-se mediante o desenvolvimento deste projeto momentos para reflexão e discussão sobre a conduta humana e em especial do educador o maior responsável pela mediação entre desenvolvimento e aprendizagem.
Nunca foi tão urgente a aplicação de uma pratica pedagógica que seja capaz de proporcionar aos alunos não apenas o aprendizado técnico, mas um ensino que seja capaz de levá-lo à autonomia cognitiva e emocional, e a pró-atividade que a sociedade moderna exige, a fim de que sejam profissionais capazes de se comunicar satisfatoriamente consigo mesmo e com mundo que o cerca, no entanto um ensino humanizado só é possível mediante educadores que saiba permear o mundo emocional embutido no seu próprio interior, correlacionando-o com a dinâmica existencial que está a sua volta.

3. OBJETIVO GERAL

Estreitar a relação profissional do Serviço de Orientação Educacional das Unidades Escolares com o trabalho desenvolvidos pelos Coordenadores Pedagógicos tendo em vista a potencialização das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores mediante uma didática efetivamente humanizada.
3.1 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Proporcionar a cada participante o autoconhecimento;
• Sensibilizar quanto à necessidade de humanização nas metodologias didáticas;
• Sensibilizar quanto à importância das relações intra e interpessoais na relação educadores e educando;
• Sensibilizar quanto à diferença entre emprego e empregabilidade no contexto educacional;
• Sensibilizar quanto à importância de adotar uma postura adequada profissional no ambiente escolar e sociedade.
4. METODOLOGIA

Será realizado um encontro desenvolvido em quatro momentos, coordenado pelo Orientador da DRE e desenvolvido pelo Orientador Educacional de Unidade Escolar em parceria com o Coordenado pedagógico da respectiva escola onde será realizado o trabalho, o qual deverá conhecer antecipadamente a proposta, tendo a liberdade de contribuir e fazer possíveis adequações, uma vez que o trabalho só terá sucesso com a participação efetiva do mesmo no desenvolvimento de todo o trabalho.


1º MOMENTO

OBJETIVO: Proporcionar a cada participante oportunidade de autoconhecimento, para que possam refletir quanto a traços de personalidade e perfil profissional - como se relaciona consigo mesmo e com o meio em que está inserido. Refletir quanto à percepção que cada um tem de si mesmo, bem como a percepção de como é percebido pelos seus pares.

TÉCNICAS:

Resgatando a história do nome - Cada participante investigará o seu colega no sentido de descobrir quem colocou o seu nome, porque este nome foi escolhido, significado e satisfação e logo após compartilhar com todo o grupo.
Proposições e Objetivo: O nome de uma pessoa torna se a sua marca, entrelaçada a sua identidade, ao fazer o resgate da origem e significado do próprio nome, o individuo descobrirá informações muito importantes da sua própria história.
Questionamentos: O que seu nome representa para você? O que acha que seu nome representa para as pessoas? Você gosta do seu nome? Você mudaria de nome? E os nossos alunos, você conhece a história de vida de cada um? Já lhes deu oportunidade para lhes contar?


Túnel do tempo - Cada participante irá construir sua história de vida através de desenhos ou figuras, assinalando fatos e pessoas marcantes em suas vidas, dando ênfase a sua vida estudantil.
Objetivo: Tomada de consciência da sua própria história de vida, seus valores, conceitos, sonhos, projetos, bem como compreender o universo estudantil, através da própria retomada de vida enquanto estudante, uma fase onde há muitas indecisões, medos temores e anseios. Compreender que a nossa história de vida, estar intimamente atrelada ao que somos e ao que fazemos e que o mesmo se aplica aos alunos.
Questionamentos a serem feitos: O que a escola representava ao meio de tudo isto? Você vivenciou algum problema que influenciou negativamente sua vida estudantil? Que impacto os professores tiveram nos seus problemas e dilemas vivenciados na época? Algum professor teve a sensibilidade compreende-lo na sua totalidade?

Auto-projeção - Através de situações abstratas como: figura, desenhos, música, personagem, cada participante irá falar de suas características pessoais e profissionais.
Objetivo: Proporcionar a cada participante uma visão de se mesmo, como se percebe, qual auto-conceito tem de se.
Comentário: Só através de uma profunda reflexão de se mesmo, que se torna possível visualizar reais potencialidades bem como limitações. Só mediante uma tomada de consciência do próprio eu, que o individuo torna-se capaz de fazer mudanças em suas estruturas cognitivas, emocionais e sociais.
Proposições a serem feitas: Os mediadores deverão instigar os participantes a falarem sobre suas limitações, dificuldades, refletindo com eles a premissa de que ninguém é tão bom que não precise mudar algo tanto na sua vida profissional quanto pessoal.
Questionamentos: Porque mesmo tendo consciência que temos limitações profissionais, pessoais e emocionais, temos muita dificuldade de expor-las, diante do grupo, especialmente no que tange ao Profissional? Será se é correto me sentir diminuído por não ser bom em tudo?Existe alguém bom em tudo que faz? Reconhecemos nossas limitações profissionais?Quais são suas limitações profissionais? Você as reconhece? Ou você não tem limitações!?

Dinâmica dos bichos - Através da escolha de três animais da preferência de cada participante, irá se discutir: como cada um se ver, como o outro os vêem, o que cada um é de fato e como gostariam de ser.
Consigna:

1º Passo: O Mediador deverá pedir a cada participante que escreva num papel o nome de um animal que gostaria de ser, caso fosse ser transformado num animal, não se esquecendo de escrever o porquê que gostaria de ser este animal, no entanto este animal não poderá voar.
2º Passo: O Mediador deverá solicitar que cada participante coloque o nome de um animal que gostaria de ser, (2º opção) escrevendo o porquê que gostaria de ser este animal, lembrando que este animal também não pode voar.
3º Passo: O Mediador deverá solicitar que cada participante escreva o nome de um animal que gostaria de ser escrevendo o porquê, mas que voe.

Resultado da dinâmica:
1º animal: Como você se vê
2º animal: Como as pessoas te vêem.
3º animal: Como você é de fato.

Comentário: A dinâmica proporciona uma abertura para se discutir três dimensões fundamentais que está associada à personalidade humana, como eu me vejo, como o outro me vê, E o que eu sou de fato. Nem sempre estas três dimensões estão em acordo, por quê?
Questionamentos: Por que às vezes o outro me vê diferente da forma que me vejo? Por que às vezes não tenho um real olhar do que sou de fato? Por que às vezes todos percebem algumas características minhas, menos eu? Como os alunos me vêem?
Proposições a serem feitas: Para me conhecer de fato é necessário que eu tenha uma boa comunicação comigo mesmo, ninguém se relaciona bem com o outro em qualquer instância seja profissional ou social, sem antes comunicar bem consigo mesmo, ou seja, se conhecer em plenitude, com suas limitações e potencialidades.
Discussão de textos que enfatizem traços de personalidades marcantes, (homens, mulheres, jovens e crianças) e a influência que estas tiveram e tem na sociedade.
Objetivo : Descobri traços comuns em pessoas de sucesso.
Questionamentos: Será se essas pessoas encontraram dificuldades nas suas vidas? Será se tudo para elas foram fáceis? O que as tornaram especiais? E as pessoas que influenciaram negativamente quais eram suas características principais?

2º MOMENTO

OBJETIVO: Resgate histórico da vida profissional, proporcionar aos profissionais à reflexão quanto a experiências profissionais que compõe a sua trajetória bem como conscientização dos requisitos indispensáveis ao bom exercício da sua profissão.


TÉCNICAS:

Casamento – Serão distribuídas gravuras com as diversas profissões e vários cartõezinhos com características profissionais e pessoais, onde os participantes farão o casamento das características com as respectivas profissões. Escolhendo em seguida uma gravura que corresponda a sua vida profissional onde deverá justificar a escolha. Após a dinâmica, o mediador discutirá os resultados, possibilitando através da reflexão, uma nova reorganização.
Objetivo: Tomada de consciência quanto à trajetória da própria vida profissional, quais experiências vivenciadas que de fato fizeram diferença no exercício profissão.
Questionamentos: Qual a maior característica ou marca da sua identidade profissional?Quais sentimentos estão internalizados dentro de cada um a respeito da sua profissão?Estes sentimentos são transferidos no exercício da profissão? E possível separar emoção do que fazemos, podemos nos relacionar com o outro desprovido de emoção?

Eu no Futuro _ Pedir para cada participante representar como se vê no futuro, a curta, médio, e a longo prazo, mediante desenhos ou gravuras, em seguida os mesmos deverão apresentar as sementes que estão sendo plantadas para que este futuro seja colhido, bem como o cuidado que estão dispensando a estas sementes.
Objetivo: Proporcionar uma reflexão quanto às marcas que estão sendo deixadas na caminhada, bem como analisar se o que está se fazendo hoje (sementes) é coerente com o que se pretende colher amanhã.
Proposições a serem feitas: Tudo o que fazemos são sementes: palavras, atitudes, gestos, sentimentos; da qualidade de nossas sementes germinará a qualidade dos frutos colhidos.

Conhecendo pessoas de sucesso na arte de educar – Serão socializadas, com o grupo, histórias de pessoas bem sucedidas na profissão de lecionar, fazendo associação com as características profissionais e pessoais de cada profissional.
Objetivo: Refletir sobre as características de profissionais bem sucedidos na arte de ensinar.

Chek-List Coletivo – Será feito coletivamente através da várias características pré-selecionadas em cartõezinhos, para se saber quais as que realmente são necessárias ao bom exercício da profissão de Professor.
Objetivo: Fazer uma retomada de tudo o que foi discutido, e coletivamente com a participação de todos elencarem o que se torna indispensável na profissão de professor.

3º MOMENTO
OBJETIVO: Proporcionar, por meio de exercícios práticos, um melhor desenvolvimento na oratória, relação interpessoal, resoluções de conflitos e postura profissional.

TÉCNICAS:

Histórias Interpretadas – Através da interpretação dos mediadores, serão exemplificados por um mesmo conto, contada de duas maneiras: A primeira usando a boa entonação da voz, a expressão facial e corporal, demonstrando sentimento de segurança e alegria. A segunda vez será contada com entonação de voz contida, sem expressão facial e corporal, com expressão carrancuda e fechada. Em seguida cada participante fará comentários de qual abordagem gostou mais e por que. Logo após, o mediador fará uma reflexão da dinâmica abordada, pontuando a importância da boa didática na ministração das aulas.
Objetivo: Refletir sobre a importância de nos atentarmos não apenas para o que é dito, mas especialmente a maneira como se diz.
Questionamentos: O que é necessário aperfeiçoar na nossa didática? Quais são minhas maiores limitações neste sentido? Na minha vida quanto estudante qual o perfil do professor que chamava minha atenção?

Declamação de Poesias – Cada participante declamará pequenos trechos de versos, observando a entonação da voz e expressão facial, corporal e o sentimento envolvido, focando a importância das emoções que são expressas no ato de ensinar. Qual emoção eu repasso quando estou exercendo a minha profissão?

Dinâmica dos Sonhos – A dinâmica propõe que o grupo, coletivamente, encontre a solução de uma problemática que necessitará de muito diálogo e harmonia no grupo; após discussão das dificuldades encontradas e os sentimentos vividos.
Consigna: Cada participante do grupo deverá pensar em um sonho distinto que resolveria os problemas da humanidade, de forma que cada pessoa do grupo tenha um sonho. Cada grupo fará junta uma longa viagem em direção a um secreto poço dos desejos, para que os sonhos sejam realizados. Lembrando que cada sonho é uma bagagem de alguém do grupo.
 (Com a bagagem em mãos (sonhos)) e saindo de casa, o grupo enfrenta a primeira dificuldade, nem todas as bagagens (sonhos) cabe no carro, terá que abandonar uma bagagem, qual delas?Cada dono da bagagem deverá defender a permanência da sua bagagem usando de argumentos próprios, no entanto o grupo deverá mesmo assim optar pelo abandono de uma bagagem. Seguindo a viagem, o carro quebra e o grupo se ver obrigado a seguir a viagem a pé, más devido o peso da viagem o grupo deverá abandonar outra bagagem, deixando outro sonho de lado, ficando somente quatro. Qual sonho será abandonado?Novamente cada participante deverá defender a permanência da sua bagagem.
 Na caminhada, o grupo se depara com Sete cachorros bravos que começam a correr atrás deles, e para escapar de uma mordida, tem que deixar outro sonho, ficando somente três. Qual sonho ficará para trás?

OBS: Sempre que um sonho tiver que ser abandonado cada participante deverá defender a permanência do seu sonho, ou seja, da sua bagagem.

 Continuando a caminhada o grupo desta vez se depara com um rio, e para fazer a travessia deverá passar sobre uma ponte muito velha, devido o peso terão que deixar pra trás mais uma bagagem (sonho) ficando apenas dois. Qual sonho será abandonado desta vez?

 Após um caminho tortuoso até a chegada ao poço secreto, o grupo encontra o guardião do poço, onde são barrados, e são obrigados a seguirem somente com uma bagagem. Qual sonho será deixado para trás?

 Qual o sonho que não foi abandonado e porque privilegiaram este sonho?

Proposições e Questionamentos: Os mediadores deverão observar como cada participante se comportará no grupo, reações, falas, gestos, todos estes sentimentos deverão ser traduzidos para a nossa vida cotidiana. Como nos comportamos em situações de conflitos? Dialogamos? Calamo-nos? Ressentimos-nos? Respeitamos? E na sala de aula da aula como deve ser a postura do professor nos conflitos vivenciados?
Um Pouco de Teoria: Os mediadores farão explanação de posturas indispensáveis a um bom professor, protagonizando através de simulação pratica cada característica para melhor compreensão.

Objetivo: Reconhecer nossas limitações, na arte de comunicar e expressar.
Proposições a serem feitas: Só crescemos quando reconhecemos nossas limitações. O ato de reconhecer limitações demonstra maturidade, segurança, auto-estima. Com esforço e dedicação sempre podemos tornar melhor o que já e bom.

4º MOMENTO


OBJETIVO: Fazer o fechamento do trabalho, através de uma retomada de experiências e sentimentos vivenciados ao longo da vida.

TÉCNICA
Eu acendo, Eu apago - Os mediadores deverão solicitar que o grupo faça um circulo, ao som de uma música ambiente instrumental, em seguida o mediador deverá com uma voz mansa e agradável, abordar sobre a vida como um todo enfatizando que há muitas coisas que fazemos ou que aconteceu em nossas vidas que desejamos apagá-las, enquanto há muitas outras coisas que desejamos trazer a existência em nossas vidas, ou seja, acende-las. Neste momento o mediador poderá ler um texto que aborda sobre a vida, então deverá pegar uma vela e um fósforo e ir passando de mão em mão no circulo, onde cada participante deverá acender a vela dizendo tudo que ele deseja acender em sua vida e em seguida apagar a vela dizendo tudo o que ele deseja apagar em sua vida, os demais participantes deverá ouvir em silêncio e com atitude de respeito.
Após todos se expressarem deverá ser lida a mensagem do voou da águia onde aborda sobre a renovação.

TEXTO

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

(O VÔO DA ÁGUIA - Na decisão de uma ave, um ensinamento para nós)

A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver á 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão.
Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Autor Desconhecido

Sugestão: Apresentar o texto em slides com fundo musical e imagem.


5. AVALIAÇÃO


Avaliação Oral - Serão distribuídos vários rostinhos expressando: satisfação, insatisfação, dúvida, alegria, tristeza, onde cada participante escolherá um ou mais rostinho, e seguida explicará o porquê da escolha.
Avaliação Escrita – Será repassada uma avaliação escrita com rostinhos com as mesmas expressões da avaliação oral, onde cada participante marcará a que mais se aproximará do seu sentimento em relação a todo o desenvolvimento do encontro, sendo disponibilizado espaço para os mesmo expressarem por escrito os diversos sentimentos aflorados, além de conceituar em regular, bom ou ótimo os critérios relacionados a toda a organização do encontro, que deverá ser elaborada pelos mediadores.







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