sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

REFLEXÃO DE FIM DE ANO

  

Por Ismeni Lima de Moura
Orientadora Educacional


Estamos chegando ao final de mais um ciclo e recomeçando um novo. É interessante notar como as pessoas ficam mais reflexivas a respeito de suas vidas em finais de ano, refletem sobre o que foi feito durante o ano, as metas atingidas e não atingidas, os sonhos conquistados e não conquistados, os sentimentos vivenciados: amor, ódio, perdão, mágoa, verdade, mentira, solidariedade, egoísmo, solidão, amizade, enfim, todas as emoções sentidas, expressadas e muitas vezes reprimidas, que individualizam o ano de pessoa pra pessoa. Certamente para muitos o ano de 2011, será inesquecível, pois filhos vieram ao mundo, casamentos foram realizados, bens foram adquiridos, sonhos alcançados. Mas 2011 será lembrado com pesar, para aqueles que perderam seus entes queridos, que tiveram grandes perdas materiais, emocionais, físicas, experiências de decepções e frustrações.
E nada mais oportuno do que refletir sobre tudo isto nesta época do ano, pois natal significa vida, nascimento; quando uma mulher está grávida ela faz pré- natal, onde anuncia a vinda de uma nova vida ao mundo. Aproveitando o clima de reflexão, e na certeza de que tudo quanto fazemos são sementes que germinarão posteriormente, torço para que você abra seu coração para este nascimento, que Jesus e tudo o que Ele representa: amor, paz, perdão, misericórdia, longaminidade, santidade, integridade, verdade, harmonia, renúncia, restauração, possa de fato nascer na sua vida, na sua família, no seu casamento, no seu trabalho.
Que ao comemorar o natal, que é o nascimento de Jesus, tudo possa ser feito pensando no aniversariante, Jesus Cristo, portanto que a comida e a bebida a ser oferecida, possam agradá-lo que as músicas a serem tocadas possam ser agradáveis ao seu ouvido, que as palavras a serem faladas possam expressar o seu amor, e que o clima espiritual revele a sua presença.
Neste final de ano agradeçamos a Jesus o grande aniversariante, aquele que impactou o mundo e a historia com seu amor, por tudo que ele nos proporcionou, até a permissão de passarmos por momentos difíceis, na certeza de que bem geridos nos tornam pessoas melhores, e na certeza ainda que ele sempre estará lado a lado em toda e em qualquer situação daquele que o desejar verdadeiramente.
A Bíblia sagrada fala que o aniversariante Jesus Cristo, está à porta de cada coração a bater, e ele entrará e ceará com aquele que abrir. Portas de muitas casas têm sido fechadas para ele, e podemos notar com muita clareza a falta que Ele faz todos os dias nos noticiários, no nosso bairro, na nossa rua; que esta falta não possa ser notada e sentida na nossa vida e na nossa família. Fechemos as portas de nossas vidas e de nossas casas para tudo aquilo que não nos edifica e que entristece Jesus, que a porta de nossos corações e de nossas casas esteja sempre aberta para Ele, que Jesus possa se sentir acolhido e feliz com o que presenciar em nossos corações, em nossas vidas e em nossos lares, que nada o incomode e o constranja.
O Ano Novo se aproxima e com ele muitas expectativa de uma vida nova,
no entanto vivemos um paradoxo, desejamos coisas novas, fazendo sempre as mesmas coisas, queremos que os nossos filhos mudem, mas não mudamos nossa forma de educar; queremos amor, mas não sabemos amar; queremos compreensão, mas não compreendemos; queremos uma vida tranqüila e calma, mas muitas vezes por pouca coisa tumultuamos o ambiente em que vivemos através de palavras e atitudes. Jesus disse: “Tudo aquilo que plantares certamente ceifarás.” Se queremos realmente um ano novo em 2012, o primeiro renovo, deve ser gerado dentro de nós.
Que os frutos do Espírito Santo: Amor, Paz, Alegria, Bondade, Mansidão, Temperança, Fidedignidade, Domínio Próprio, sejam os primeiros ingredientes a abastecer a nossa dispensa espiritual em 2012.
Lembremos: se temos o Espírito Santo conosco é natural que manifestemos seus frutos, na nossa vida pessoal e na vida daqueles que nos cercam, pois o mestre Jesus disse que seria pelos frutos que conheceríamos a árvore; que possamos refletir na árvore que somos e na árvore que desejamos ser.
Que 2012 somando à rica experiência de 2011 possa nos levar a novas atitudes e consequentemente a novas experiências, para que de fato 2012 seja um ano novo em nossas vidas.

Um Grande Beijo no Coração!

3 comentários:

  1. Obrigada Ismeni, por estas palavras maravilhosas.
    Quero retribuir seus votos desejando para a Equipe da Orientação Educacional, que neste Natal, a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos, Feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos.Feliz 2011.
    SÃO OS VOTOS CARINHOSOS DE
    Valéria - Tocantinópolis -To

    ResponderExcluir
  2. Ismeni , que texto profundo!
    Parabéns e que em 2013 você seja ainda mais um instrumento de Deus!

    Seila Pugas/Seduc-TO

    ResponderExcluir
  3. Amiga Ismeni,
    Seu texto nos faz parar um pouco na correria do dia-a-dia e refletir sobre as coisas boas, as ruins e os desafios enfrentados durante o ano de 2012,,, momentos como este são necessários para nos fortalecer e nos preparar para viver os novos tempos que a vida nos reserva... Deus te abençoe... Abraços..

    Rosalice/Seduc

    ResponderExcluir