quarta-feira, 14 de novembro de 2012

HUMANIZAR É PRECISO

O ser humano foi criado e formado com propósito; e um dos maiores propósito do Ser Humano é o de compartilhar conhecimentos e sentimentos que possam tornar a vida do outro mais feliz. Quando cada um de nós na sua individualidade consegue se doar se tornando verdadeiros presentes para aqueles do qual se relaciona, cumprimos o verdadeiro sentido da nossa existência. Mas a grande verdade é que só nos tornamos presentes ao nosso semelhante quando as minhas atitudes se tornam presentes para a minha própria vida. Só consigo amar o outro quando possuo afeto genuíno por mim mesmo.
Jesus o maior educador de todos os tempos disse que deveríamos amar o próximo como a nós mesmos, o problema é que quando o sentimento por mim mesmo e por aquilo que faço é precário, eu trato o outro com a mesma precariedade, portanto se faz necessário principalmente a nós educadores que saibamos ampliar a nossa auto-estima e o nosso amor próprio, para isso se faz necessário nos conhecermos na nossa totalidade existencial humana, para que possamos potencializar as nossas qualidades e trabalhar as nossas limitações.
 A Orientação Educacional por valorizar de forma profunda as relações humanas tem o papel de provocar estas reflexões no seu ambiente de trabalho. Com o intuito de facilitar esta reflexão estou postando neste blog o projeto “Humanizar é Preciso” como sugestão para dar inicio a esta discussão, o que pode ser desenvolvido no inicio do ano letivo.
Obs: Acesse  a pasta PROJETOS e boa leitura.
Espero poder contribuir.

Um grande abraço
Ismeni Lima de Moura
Orientadora Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário