quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RESPONDENDO...



Como se dá a relação do Orientador Educacional com a direção da escola?

Resposta: Ismeni Lima de Moura

A relação deverá ser a mais estreita possível, todo o desenvolvimento do trabalho do Orientador deverá ser compartilhado pelo gestor desde o planejamento que deverá estar integrado ao Projeto Político Pedagógico da Escola, até o desenvolvimento de todas as ações, desenvolvidas no cotidiano escolar. O diretor deverá compreender a intencionalidade de toda ação proposta e desenvolvida pelo Orientador, e para que isto aconteça, cabe ao Orientador Educacional desenvolver um trabalho com objetivos claros e metas específicas, respaldada no contexto social, político e cultural que a “vida” da escola está inserida. O Orientador deve perceber na figura do diretor aquele que deverá canalizar o que é de mais importante para o sucesso da escola, portanto se o mesmo não vê a Orientação como uma “ferramenta” indispensável na grande engranzagem chamada educação, conseqüentemente, não mobilizará esforços suficientes e adequados para proporcionar condições para a solidificação efetiva da Orientação Educacional. Neste contexto o Orientador deverá sempre estar apresentando a intencionalidade de cada ação, a qual deverá estar munida de uma boa fundamentação e de argumentos convincentes. O Orientador não poderá esquecer-se de compartilhar com muita propriedade com o gestor o resultado do seu trabalho. Acredito que mediante um trabalho compartilhado, embasado e fundamentado nos objetivos da escola, resultará em credibilidade, e conseqüentemente numa relação de cumplicidade, relação esta que a escola sairá ganhando, pois um trabalhado articulado é fortalecido e uma vez fortalecido terá maiores condições de superar os obstáculos e desafios encontrados.

E a relação com a família, quais estratégias são adotadas para que esse feedback tenha êxito?
A integração família/ comunidade/escola é uma responsabilidade de todos, só através de um planejamento e de um currículo integrado e coeso onde se divide responsabilidade em prol de um só objetivo e que será possível alcançar êxito no que se diz respeito a relação com a família. A escola deverá ter uma política bem fundamentada de integração, onde todos falem a mesma linguagem, não adianta falar em integração sem que haja espaço efetivo para que esta integração ocorra de fato. Quanto à mediação entre orientador e pais, o orientador deverá sempre orientar aos pais a melhor maneira de mediar conflitos nas diferentes fases da criança e do adolescente. Pois muitas vezes os pais escolhem os piores caminhos por não conhecer qual o melhor.

Você poderia relatar um momento marcante na sua atuação como Orientador Educacional?
Na verdade tive vários, mas teve um que ficou muito vivo em minha memória e em meu coração, um determinado aluno estava tão revoltado com a vida, que fabricou uma bomba caseira e ameaçava a escola constantemente com telefonemas não identificados fazendo ameaças. Descobrir quem era o aluno quando ele entrou na minha sala pela primeira vez mais parecia um zumbi não parecia estar vivo, de tão detonada que a sua vida estava.
A escola cobrava o uniforme (camiseta) ele não tinha comprado ainda e como passava por tantas dificuldades, todo o dinheiro que conseguia, fazendo bico, o uniforme nunca era prioridade. Dei lhe o dinheiro emprestado para comprar a camiseta, poderia ter lhe dado, no entanto quis mostrar que confiava nele, quis que ele percebesse que eu enxergava aquilo que ele já não conseguia mais enxergar em se mesmo, dignidade. Naquele dia decidir ouvi-lo, e disse que acreditava nele. Poucos dias depois este rapaz entrou na minha sala, irreconhecível, não parecia mais a mesma pessoa. Estava limpo, bem vestido, e com um grande sorriso disse: “professora vim pagar à senhora o dinheiro que me emprestou, e lhe agradecer, percebi que havia esperança para mim e fiz algumas reconciliações na minha vida, me reconciliei com Deus e comigo mesmo, muita obrigada aqui está o seu dinheiro. Eu vou embora arrumei um emprego numa firma, tenho que optar em trabalhar ou estudar, e no momento cabe a mim optar em trabalhar , um dia poderei estudar. Eu disse emocionada que poderia ficar com o dinheiro que a camiseta era um presente, más ele disse, por favor aceite, eu me sinto muito bem , em devolver este dinheiro para a senhora.
Já se passaram aproximadamente 10 , mas aquele sorriso, aquele olhar continua limpo e nítido no cofre das minhas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário